quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aspectos Físicos da Bolívia






  • Relevo: O território boliviano é formado por baixas planícies aluviais e grandes pântanos na região oriente. No extremo Sul fica o Chaco boliviano, pantanoso durante a estação chuvosa e semidesértico durante os meses restantes. Os Andes atingem na Bolívia sua maior largura, dividindo-se entre Oriental e a Ocidental, entre as quais se estende o Altiplano. A cordilheira Oriental é formada por maciços de argilitos, a região é muito seca, árida. A cordilheira Ocidental consiste em uma série de vulcões, inativos ou extintos, e suas rochas compõem-se de vastas acumulações de lavas. O Altiplano é constituído, essencialmente, por uma longa depressão estrutural, cuja fossa mais importante é ocupada pelo lago Titicaca.

  • Hidrografia: Os rios pertencem a três sistemas distintos, o amazônico, o platino e o do Titicaca. Muitos lagos e lagoas, alguns grandes como o Rogoaguado; ocorrem nas planícies pantanosas ao longo dos rios Beni e Mamoré.

  • Clima: Embora dentro da faixa tropical, a Bolívia apresenta uma graduação térmica que varia do calor equatorial das planícies até o frio ártico das montanhas mais altas.

  • Vegetação: O país pode ser dividido em três principais áreas: o Altiplano (planície alta), os Andes que ficam entre 3700 e 4500 metros acima do nível do mar, os vales íngremes do sul e as planícies subtropicais. A Bolívia é um país montanhoso de 1.098,581 km². Apenas 1.9% da terra é cultivável e deste percentual, apenas 8% é irrigada.

Fonte de baseamento: http://www.abfapreve.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário