quinta-feira, 29 de julho de 2010

O NAFTA - México


O Acordo Norte-Américo de Livre Comercio ou Área de Livre Comercio das Américas, mais conhecido como o NAFTA, entrou em vigor em 1994, estende em 3 países americanos, o México, o EUA ,e o Canadá.
O México comparado aos outros dois países norte-americanos está bem distante em varias questões, uma vez que o EUA e o Canadá têm maior importância no cenário mundial, especialmente o EUA, que é uma potencia econômica.
No NAFTA tem também uma grande diferencia socioeconômica, pois o México corresponde a 5% do PIB gerado pelo bloco, sem contar a imensa diferença de qualidade de vida mexicana comparada aos outros 2 países,que possuem IDH bem elevados. O país latino-americano enfrenta muitos problemas, como: criminalidade, desemprego, marginalização e falta de oportunidades. Tais problemas são típicos de países subdesenvolvidos.
Fazendo uma comparação com o PIB norte-americano, concluísse que é 17 vezes maior que o mexicano.
O NAFTA entrou no México apartir de uma manobra dos outros dois países, que tinha como objetivo instalar suas empresas no território mexicano e conter benefícios fiscais, mão de obra barata, matéria prima. Alem disso, os Estados Unidos pretendia fixar os mexicanos em seu território, diminuindo a incidência da imigração ilegal.
Em suma, a finalidade do NAFTA é ampliar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna. Tal maximização é obtida por meio da liberdade organizacional das empresas, o que as permite que se instalem, de acordo com suas especializações, nos países que apresentarem menores custos dos fatores de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário